top of page

   O que é saúde mental?   

Saúde mental é um termo utilizado para descrever um estado de bem-estar emocional, psicológico e comportamental. Uma boa saúde mental está associada a: (1) capacidade de aproveitar os momentos prazerosos e resiliência para lidar com frustrações e desconfortos da vida; (2) capacidade de ser produtivo na vida profissional e acadêmica; (3) relacionamentos saudáveis com companheiro(a), familiares, amigos, colegas de trabalho.

   O que é uma doença ou transtorno mental?   

Os transtornos mentais são condições que afetam as emoções, pensamentos e comportamentos do indivíduo, impactando negativamente a capacidade de aproveitar a vida e lidar com problemas, a produtividade e os relacionamentos do indivíduo.

   Quais os transtornos mentais mais frequentes?   

  • Transtornos do humor: transtorno depressivo e transtorno bipolar

  • Transtornos ansiosos: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, agorafobia, fobia social, fobia específica, transtorno do estresse pós-traumático

  • Transtorno obsessivo compulsivo

  • Transtornos do espectro da esquizofrenia

  • Transtornos da personalidade

  • Transtornos alimentares: anorexia, bulimia, compulsão alimentar

  • Dependência química

   Quais são as causas dos transtornos mentais?   

Os transtornos mentais são resultados de uma complexa interação de fatores genéticos-biológicos, psicológicos e ambientais.

Em relação aos fatores genéticos-biológicos, uma infinidade de estudos científicos já mostraram genes relacionados a determinados transtornos mentais, bem como alterações na estrutura, funcionamento e química cerebral.

Em relação aos fatores psicológicos, determinadas características da personalidade tornam os indivíduos mais ou menos propensos a apresentarem alguma doença mental.

Em relação aos fatores ambientais, algumas situações podem ser fatores precipitantes (“gatilhos”) para o adoecimento mental: (1) falecimento de um ente querido; (2) decepção amorosa; (3) perda de emprego ou status financeiro; (4) adoecimento físico; (5) envelhecimento e perda de capacidades; (6) gestação e menopausa; (7) solidão.

   O que você acha de pessoas que falam que doença mental são sinônimo de loucura?   

Ainda existem muitas pessoas mal informadas sobre o que são os transtornos mentais e o que é a psiquiatria. Muitos ainda têm a ideia de que portadores de doenças mentais são somente as pessoas que apresentam sintomas como: (1) escutar vozes ou enxergar coisas que não existem; (2) rir e falar sozinho; (3) ter comportamento inadequado. Esses pacientes, os psicóticos, são uma minoria dos pacientes dentro da psiquiatria e, mesmo eles, com tratamento adequado deixam de apresentar esses sintomas e conseguem levar uma vida praticamente normal. 

 

Camisa de força? Nem pensar. É uma estratégia medieval e, felizmente, a psiquiatria evoluiu bastante nas últimas décadas. O atendimento de um bom profissional deve ser humano e acolhedor. As medicações também evoluíram muito.

   Falando em medicações, é verdade que elas deixam o paciente dopado, travado e babando?   

A psiquiatria de décadas atrás usava medicações em maiores doses e com maior carga de efeitos colaterais, portanto, técnicas obsoletas. As medicações evoluíram bastante e, atualmente, temos medicações bem mais seguras e com menor carga de efeitos colaterais.

Claro, nenhuma medicação, seja na psiquiatria ou na medicina, é isenta de riscos. Nem todos os pacientes apresentam efeitos colaterais. Quando os apresentam, costumam ser leves e transitórios. Em parte dos pacientes, alguns efeitos colaterais são persistentes, mas toleráveis. E quando são efeitos intoleráveis, há a possibilidade de troca da medicação.

whatsapp.png
instagram.png

Sobre meus atendimentos em consultório

  • Não atendo convênios médicos. Somente consultas particulares
  • Atendimentos presenciais em Ribeirão Preto - SP (Avenida Presidente Vargas, n 2001, Edifício New Century)
  • Atendimentos online por videochamada
  • Agendamento através do Whatsapp: (16) 98255 - 1092
  • O Whatsapp é exclusivo para: (1) agendamentos; (2) dúvidas de pacientes
  • Em caso de emergência, procure o serviço médico de pronto atendimento mais próximo
bottom of page