TRANSTORNO DEPRESSIVO
Qual a diferença entre tristeza e depressão?
Qual a diferença entre tristeza e depressão?
Todos nós apresentamos momentos de tristeza, desânimo ou desinteresse. Atenção nessa palavra: momentos. Momentaneamente, é normal se sentir triste, desanimado, desinteressado após uma notícia desagradável, algum problema no trabalho ou discussão em casa. Isso não é depressão.
No transtorno depressivo, a tristeza, o desânimo, o desinteresse costumam ser persistentes e dominar a vida do indivíduo por semanas, meses ou até anos, em casos mais graves ou sem tratamento adequado.
Quais são os principais sintomas da depressão?
-
Tristeza a maioria dos dias, a maior parte do tempo
-
Perda de interesse e prazer por atividades que antes eram interessantes ou prazerosas
-
Falta de energia ou cansaço, com dificuldade para iniciar ou concluir atividades
-
Alterações no peso e apetite. Parte dos pacientes têm aumento do apetite e peso, enquanto outros têm perda do apetite e peso
-
Alterações no sono. Parte dos pacientes têm dificuldade para dormir, enquanto outros dormem muito e têm dificuldade para sair da cama
-
Perda do desejo sexual
-
Dificuldade para pensar, concentrar, raciocinar, tomar decisões
-
Sentimentos de culpa ou inutilidade
-
Pensamentos de morte e de suicídio
Importante: para o diagnóstico, o paciente não precisa apresentar todos os sintomas descritos acima, mas sim uma combinação deles. Outra coisa: cada paciente apresenta uma combinação diferente desses sintomas, a depressão não é igual para todo mundo.
Como é feito o tratamento?
Combinação de medicações antidepressivas + acompanhamento psicológico.
Qual a duração do tratamento?
A duração do tratamento varia bastante de paciente para paciente. Após a recuperação completa dos sintomas, costumo manter a medicação por pelo menos 2 anos. Por quê? Porque a depressão é uma doença altamente recorrente e os 2 primeiros anos são o período mais crítico para recaídas da depressão.
Por que buscar ajuda o mais rapidamente possível?
Muitas pessoas acreditam que a depressão é uma doença unicamente psicológica. Isso não é verdade. A depressão tem um componente biológico importante. Embora os mecanismos biológicos não sejam completamente compreendidos, sabe-se que existem alterações na estrutura, funcionamento e química do cérebro do indivíduo deprimido, bem como alterações hormonais e imunes que contribuem para o desenvolvimento da depressão. Essas alterações biológicas vão se agravando quanto maior a duração da depressão. Em consequência, quanto mais tempo o indivíduo demora para buscar tratamento, mais grave a doença fica e mais resistente o indivíduo será ao tratamento. Não espere chegar no fundo do poço para buscar ajuda!
Sobre meus atendimentos em consultório
-
Não atendo convênios médicos. Somente consultas particulares
-
Atendimentos presenciais em Ribeirão Preto - SP (Avenida Presidente Vargas, n 2001, Edifício New Century)
-
Atendimentos online por videochamada
-
Agendamento através do Whatsapp: (16) 98255 - 1092
-
O Whatsapp é exclusivo para: (1) agendamentos; (2) dúvidas de pacientes
-
Em caso de emergência, procure o serviço médico de pronto atendimento mais próximo